19/06/2014

Curiosidades: Como Fazer Onigiri?




Oii amiguinhos(as) ! A curiosidade da semana é:

Com0 fazer Onigiri?

Hoje estou postando a receita do bolinho de arroz, mais saboroso e famoso do Japão!
Você quer saber sobre a história e origem desse bolinho?



A receita a seguir:



Ingredientes:


450 g de arroz japonês;

500 ml de água;
1/2 colher de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa de vinagre;
Sal a gosto;
5 cm de alga kombu (nori) cortadas em tiras a gosto;
Atum a gosto.


Modo de Preparo:


   Lave bem o arroz até que a água fique quase transparente, mas sem quebrar os grãos. Deixe-o descansar por 30 minutos na peneira, submerso em água de forma que essa ultrapasse um dedo a superfície do arroz, para que fique bem hidratado
     Transfira para uma panela alta o arroz lavado e a água (de preferência panela anti-aderente), e deixe em fogo forte até ferver. Pode-se utilizar também uma panela de pedra-sabão: o resultado é surpreendente. No caso da panela de pedra, o fogo deve ser forte nos primeiros 10 a 15 minutos (dependendo da sua espessura).
     Desligue e deixe tampado por 10 minutos. Nao se esqueça de que, se o arroz for novo, deve-se reduzir a quantidade de água em 30 a 40 ml. Se o arroz estiver meio velho, coloque 1 colher (chá) de óleo neutro (canola, arroz, semente de uva): ele dará liga e brilho ao arroz ressecado.
     Retire o arroz da panela, evitando a porção que grudou no fundo (se houver). Os onigiri devem ser moldados ainda mornos). Preencha ½ xícara (chá) de arroz cozido. Faça uma cova ao centro e coloque o recheio a seu gosto (umeboshi, atum, salmão salgado grelhado, lascas de bonito seco, ovas de salmão ou caviar). Molhe as mãos com uma mistura de: 1 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de sal.
O importante é apertar o suficiente para que eles não desmanchem na hora de comer, mas não demais, a ponto de esmagar os grãos
     Faça bolinhos redondos ou triangulares: forme cones com as mãos e aperte o arroz. Pode-se enrolar os onigiris com um retângulo de nori (alga), folhas cozidas ou cobrir com gergelim torrado (as folhas de nori são cortadas com tesoura o que permite usar a imaginação na hora de decorar seu onigiri).

Recheio:

 A ameixa umeboshi deve ser colocada dentro do bolinho sem a semente. (Dependendo do tamanho, ela deve ser colocada inteira ou pela metade.) O atum em lata deve ser misturado com maionese até que fique cremoso, e temperado com shoyu e um pouquinho de suco de limão.
     Já o salmão deve ser em filés, com a pele, e levemente salgado. Deixe-o secar na geladeira, embrulhado em papel-absorvente e sem filme, para perder a umidade. Deixe por 1 noite e, no dia seguinte, grelhe o peixe. Retire espinhas e pele, leve ao fogo e, com uma espátula, esmigalhe e seque. Tempere com saquê e um pouquinho de shoyu. Lascas de bonito seco (okaka): coloque em 1 xícara (chá) as lascas de bonito e tempere com shoyu e gergelim torrado. Ovas de salmão: deixe de molho por 1 noite 2 colheres (sopa) de ovas de salmão temperadas com 1 colher (sopa) de saquê e ½ colher (café) de shoyu.
     Umeshiso: pique 3 umeboshi sem sementes e misture a 5 folhas de shiso (cortado fininho) e 1 colher (sopa) de gergelim torrado.

(Fonte da receita : Nihongo Brasil).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

♫Yo Neko, não vá embora sem comentar!
♫Ficarei muito Feliz com sua opinião!
♫Respondo a todos que comentarem!
♫Siga o EMS, e volte sempre!
♫Se quiser usar Kaomojis:
(*≧ω≦) (*⌒ヮ⌒*)(っ・ω・)っ ヘ( ̄ω ̄ヘ) (✿ ♥‿♥) (´◠ω◠`) ヽ(≧Д≦)ノ